Geral

Paulo Afonso - Bahia - 20/07/2018

Aposentados saibam como se proteger dos golpes

Fonte: INSS e TJBA.
Foto: Reprodução
Aposentados saibam como se proteger dos golpes
Aposentados saibam como se proteger dos golpes

Promessas de revisão por correio e telefone e descontos indevidos na aposentadoria são sinais de fraude.

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem desconfiar de promessas sobre revisões de benefícios e permanecer atentos a descontos desconhecidos em seus salários para que não sejam vítimas dos mais diversificados tipos de golpes.

As fraudes contra aposentados geralmente ocorrem de duas formas. A primeira e mais comum, é o golpe do crédito consignado. O segurado é surpreendido por um desconto que não autorizou ou mesmo, se pediu o empréstimo e quitou, com a continuidade dos descontos. 

O mesmo tipo de problema acontece com descontos de organizações às quais o segurado nunca se associou. Os aposentados são surpreendidos por descontos em seus salários que consideram ser indevidos em seus benefícios, muitas vezes, são contribuições que os beneficiários alegam não ter autorizado e em nome de associações que dizem não conhecer.

O aposentado ou pensionista precisa olhar sempre o informe de pagamentos para identificar possíveis descontos não autorizados. Caso identifique algo errado, a dica é registrar um boletim de ocorrência, reclamar com o INSS e com a instituição, além de pedir o ressarcimento dos valores. Caso o dinheiro não seja devolvido, ele pode ir à Justiça.

Outro golpe comum que vem sendo aplicado é quando associações abordam aposentados e pensionistas por telefone ou enviam cartas dizendo que eles têm direito a uma revisão no INSS que pode pagar uma bolada. Para cumprir a promessa de vitória, os golpistas pedem pagamento antecipado. O segurado que for abordado deve sempre procurar uma segunda opinião e não fornecer dados bancários.

SERVIDORES TAMBÉM SÃO VÍTIMAS. Os servidores públicos também podem ser vítimas de golpes. Recentemente, um pensionista do estado, de 82 anos, recebeu uma correspondência em nome de uma associação prometendo o pagamento de precatórios. Desconfiada de golpe, a família ligou para o número que estava na carta e foram solicitados R$ 6.000 para liberar os R$ 80 mil prometidos. 

Eles abordam idosos que são vulneráveis. É preciso ficar atento, orientamos aos aposentados a não fornecer dados bancários. São diversas as artimanhas usadas pelos golpistas para enganar segurados do INSS.  Os aposentados também devem desconfiar de promessas para revisão de benefícios, principalmente, se houver pedido de depósito de valor para liberar a grana. 

Os aposentados devem sempre conferir a movimentação do seu benefício no extrato bancário, verificando cada crédito e débito efetuados ao constatar algum desconto não autorizado, deve-se questionar o INSS e pedir a devolução dos valores, o beneficiário do INSS pode solicitar o bloqueio de qualquer operação de débito automático.

 

*JOSÉ LUIZ NETO. É advogado Do Escritório 

Luiz Neto Advogados Associados

www.luizneto.adv.br / advluizneto@gmail.com

 


Últimas

1 até 20 de 2499   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados