Regional

Paulo Afonso - 01/06/2010

Obras da Cozinha Comunitária estão quase concluídas

Agência de Notícias de Paulo Afonso (ANPA)
Jossemar melo
Universitarios visitaram as obras da Cozinha Comunitária
Universitarios visitaram as obras da Cozinha Comunitária

Na última sessão da Casa Legislativa do município (24/05),  alunos do Curso de Direito de uma faculdade particular da cidade estiveram presentes à sessão, quando vereadores oposicionistas insistiam em afirmar que a construção da Cozinha Comunitária, em Paulo Afonso, está sendo atrasada para ser "usada" na campanha eleitoral. Para mostrar o contrário, o governo municipal convidou esses alunos a visitar as obras da Cozinha e conferir in loco o que realmente está acontecendo.

Cerca de vinte estudantes, acompanhados da advogada e professora universitária, Drª. Eça Katterine Almeida, da coordenadora de segurança alimentar do município, Vanessa Leal e da conselheira do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Cynthia Tenório, visitaram, nessa última sexta-feira, 28/05, as instalações da Cozinha Comunitária.

Lá, a coordenadora de segurança alimentar do município, Vanessa Leal, explicou aos presentes os motivos pelo qual a obra ainda não havia sido entregue a comunidade - "A reforma está parcialmente pronta, nós estamos apenas à espera por materiais que são adquiridos através de licitação. Esses materiais permanentes e alguns equipamentos são específicos, feitos sob medida para proporcionar a segurança alimentar que um estabelecimento como esse precisa".

 Ainda de acordo a coordenadora Vanessa, além de toda a burocracia que há nas licitações, a atual gestão teve dificuldade de execução de programas e projetos por causa dos desvios de documentos realizados pela gestão passada. "Também havia licitações com valores exorbitantes que optamos por cancelar e realizar outras." Explicou Vanessa.

Vale ressaltar que a construção da Cozinha envolve outros contextos como, a urbanização da área, iluminação, pavimentação, arquitetura, paisagismo e área de lazer.

Para os estudantes ficou claro que as construções não estavam acabadas. "O que o legislativo fala não pode ser tido como verdade antes de ser visto in loco o que o executivo está fazendo." disse a estudante de Direito, Christiane Dantas. 

  Programa Conzinha Comunitária

As Cozinhas Comunitárias são Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) implantadas nas cidades pelo Ministério do Desenvolvimento Social e mantidas pelo governo municipal.

Este programa deve atender, no contexto geral, à população que se encontra vulnerável socioeconomicamente e em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Em Paulo Afonso, a cozinha vai atender 500 pessoas de baixa renda do Bairro Tancredo Neves, onde grávidas, idosos e participantes do Bolsa Família terão prioridade. Essas pessoas devem estar cadastradas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Além da alimentação, serão ofertados a estas 500 pessoas cadastradas, cursos profissionalizantes, palestras e oficinas sobre segurança alimentar e higiene, ministradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ainda está sendo estudada a duração deste cadastro para que o Programa possa atender o maior número de pessoas.

 

 

 

 

 


Últimas

1 até 20 de 2095   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados