Opinião

Paulo Afonso - Bahia - 18/01/2017

O puxa-saquismo é um dos maiores males da política

Por Luiz Brito DRT 3.913
Publicidade

 “Livre-se dos bajuladores. Mantenha perto de você pessoas que te avisem quando você erra”. O conselho é do ex-presidente norte-americano, Barack Obama, mas parece que poucos políticos quiseram seguir, notadamente aqui na região norte da Bahia, com maior desenvoltura em Paulo Afonso. Os prefeitos que recém assumiram o comando dos municípios baianos deveriam prestar atenção nesse conselho. Afinal, estamos vivendo um tempo da mentira e do medo. Ninguém quer arriscar o pescoço falando a verdade para quem lhe concedeu um cargo de confiança por medo de perder a “boquinha”. Mas aquele que tem a responsabilidade da gestão acaba cometendo erros com graves consequências à população e a ele próprio por conta da embriaguez da bajulação. Esse clima de puxa-saquismo se espalhou em Paulo Afonso. Enquanto isso, aqueles mesmo que puxam o saco dos governantes são os que fornecem as informações depreciativas em off para a imprensa não comprometida. Elogiam na frente, mas falam muito mal pelas costas, quem sabe já antevendo a permanência no poder no caso de uma mudança de ares político-administartivo. Agora, o pior é que quem pode significar a mudança também vive cercado de muitos bajuladores oportunistas que omitem a verdade. Enquanto isso a população fica à mercê de um populismo mentiroso forjado na mídia paga que não resolve os principais problemas do município.

O calcanhar de Aquiles

Até mesmo por ter falado dessa doença do puxa-saquismo que cobrindo quase que diariamente a Câmara vejo os vereadores aprovando projetos absurdos. Quem quer perder seus cargos políticos na estrutura? Então tudo bem podem mandar qualquer coisa que os digníssimos parlamentares aprovarão.

Feijão com arroz

Já escrevi, mas vou escrever de novo. O atual Governo deveria urgente se preocupar mais com o dia-a-dia do município. Remédios e profissionais nas unidades de saúde. Melhoria na segurança pública com ações efetivas. Maior monitoramento na educação que sempre foi o carro chefe das gestões do grupo e por aí vai…

A fumaça e o fogo

Esses dias eu acompanhava um debate num grupo de rede social de oposição e o “pau cantava” contra o Paulo de Deus (PMDB). Pelo que os militantes estavam postando não será tão simples assim unir a oposição. Ficaram muitas mágoas ainda das eleições de 2016. Arestas mal aparadas que virão à tona nas articulações para indicar o próximo candidato a prefeito da oposição.

Toque positivo

Chato escrever sobre esse desmazelo político todo. Mas quero registrar que tenho ouvido muitas coisas positivas sobre a gestão do professor Silva, na educação do município. Discreto, fazendo sem muito alarde. Tanto professores quanto funcionários quando pergunto sobre o atual momento da educação derramam elogios.

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados