Internacional

Paulo Afonso - Bahia - 29/12/2014

Hillary Clinton é a favorita entre os jovens para as eleições presidenciais de 2016

POR ALBERT HUNT / BLOOMBERG NEWS
Divulgação

WASHINGTON - Caso Hillary Clinton decida se candidatar para presidente, seria uma das mais velhas concorrentes ao posto. No entanto, ela tem um forte apelo entre os mais jovens eleitores americanos.

A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, que terá 69 anos no dia da eleição, em 2016, bate cinco de seus possíveis rivais republicanos entre os eleitores de 18 a 29 anos, de acordo com uma nova pesquisa de Bloomberg. O senador Rand Paul corre por fora contra ela por esses votos, embora ele ainda perde por uma margem de três para dois.
As pessoas mais jovens, em uma resposta pouca surpreendente, dizem que a qualidade mais importante para um candidato presidencial é a visão do futuro. Nesse quesito, Hillary derrota seus rivais republicanos entre os mais jovens americanos. Eles preferem ela que Mitt Romney, por exemplo, por 56% contra 36%.

Romney é sete meses mais velho que Hillary. Os outros possíveis candidatos — Jeb Bush, Chris Christie, Rand Paul e Ted Cruz — são de cinco até 20 anos mais novos que ela.

A idade não tem emergido como um entrave significativo para ganhar o voto dos jovens em disputas presidenciais.

— Há pouca razão para acreditar que as pessoas mais jovens preferem jovens candidatos — diz Peter Levine, professor de engajamento e aprendizado cívico na Tufts University's Center.

Os jovens eleitores têm votado mais nos democratas, recentemente. Na última corrida presidencial, Barack Obama ganhou 60% dos votos entre as pessoas de 18 a 29 anos, de acordo com sondagens no dia da eleição.

Os republicanos fizeram um pouco melhor em novembro nas eleições de meio de mandato do Congresso, quando perderam os votos dos jovens — 54% para 43%.

Algumas ressalvas: nesta fase inicial do ciclo de eleição presidencial, os americanos mais jovens tendem a ser menos informados e potencialmente mais propenso a fidelidade. Eleitores com menos de 30 anos eram 19% do eleitorado na última corrida presidencial. Em novembro, foram apenas 13%. Em sondagens deste ano, Hillary não se saiu tão bem como nas pesquisas de opinião da Bloomberg.

Ainda assim, sua popularidade entre as pessoas de 18 a 29 anos de idade é impressionante. Ela é vista com bons olhos por dois de cada três jovens nessa fixa etária, consideravelmente melhor do que entre as pessoas de 30 anos ou mais.

Da mesma forma, sua maior vantagem sobre a visão dos problemas é com os de menos de 30 anos. Sobre o ponto de vista do futuro, o republicano que mais aproxima é Paul, um libertário que apelou aos eleitores mais jovens sobre a privacidade e outros questões. Mas ele ainda está 15 pontos atrás de Hillary.





Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados