Política

Paulo Afonso <> Bahia - 21/10/2013

Senado aprova proposta para criar quase 200 novos municípios no país

interiordabahia
Divulgação
Na região Nordeste, novo município precisa ter 8.396 moradores
Na região Nordeste, novo município precisa ter 8.396 moradores

A proposta foi aprovada no Senado com amplo apoio: 53 votos a favor e apenas cinco contra. Para criar novos municípios, é preciso consultar a população por plebiscito e 20% dos eleitores da região concordarem.

Novos municípios só podem ser criados ou incorporados a outros se for respeitado o número mínimo de habitantes por região: de 5.997 pessoas (se for no Norte ou no Centro-Oeste), 8.396 moradores (se for no Nordeste) e 11.995 habitantes (no Sul e Sudeste). Além disso, é  proibido criar municípios em áreas indígenas, ambientais ou que pertençam à União.

A partir desses critérios, o projeto permite a criação de 188 novos municípios. Hoje já são 5.570. Não há uma previsão oficial de quanto isso vai custar aos cofres públicos. Mas o fato é  que junto com novos municípios, vêm novas estruturas como assembleias legislativas, prefeituras e milhares de cargos públicos.

 O senador Aloysio Nunes, um dos críticos da proposta, diz que não é hora de gastar mais. "Eu acho que é uma proposta que veio na hora errada. Não é hora, numa situação difícil das finanças públicas no Brasil, criar mais prefeituras, mais máquina administrativa, mais câmaras municipais, mais salários de vereadores. Não é hora", diz Aloysio, que é líder do PSDB no Senado.

 No entanto, o relator diz que as regras para a criação de municípios são restritivas. "Só vai passar aqueles distritos que têm condições de passar, e que vai beneficiar a população. Foi uma discussão amadurecida no Senado, na Câmara, com o governo", alega o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia.

 Para começar a valer, a proposta ainda depende da sanção da presidente Dilma Rousseff. "O momento mais adequado não é esse. Estamos próximos de eleição de 2014 e, em seguida, 2016. E, com o espaço fiscal pela União, com a capacidade de transferência e de repassar recursos aos municípios diminuída para a União", alerta Valderi Rodrigues, especialista em contas públicas do Ipea.


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados