Política

Paulo Afonso, Bahia - 29/07/2013

Paulo Rangel parabeniza Paulo Afonso pelos seus 55 anos

Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Paulo Rangel - PT
Divulgação

O município brasileiro do estado da Bahia, Paulo Afonso, foi emancipado da cidade de Glória, pela força de seu progresso, em 28 de julho de 1958. É com muito orgulho e satisfação, por ser um filho e também um representante da terra, que o deputado Paulo Rangel - PT parabeniza a cidade, e toda a sua população, pelos 55 anos de luta e emancipação política, protocolando, na Assembleia Legislativa da Bahia, Moção de Congratulações.

Com uma área de 1.574 km2 e uma população de mais de 110 mil habitantes, constitui-se como um dos maiores polos energéticos da América Latina, sediando a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF, responsável pela condução de energia para a maior parte da Bahia.

Localizada às margens do Rio São Francisco, no Nordeste da Bahia, a 480 km de Salvador, Paulo Afonso faz divisa com os estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe. É conhecida pelas suas belas paisagens, formadas pelo conjunto de lagos do seu complexo de usinas, e também é destaque no contexto nacional como incremento ao turismo de aventura e ao ecoturismo. Conta com uma boa infraestrutura para receber os turistas, além de possuir uma população amigável e acolhedora.

A revista Veja, em uma de suas reportagens, considerou Paulo Afonso a Nova Zelândia do sertão brasileiro, devido à prática de esportes radicais – uma área em evidente crescimento no turismo nacional. Desde 1996, o Departamento Municipal de Turismo da cidade organiza o Eco Esportes Radicais, um evento criado para divulgar o potencial do local para essa modalidade esportiva. No restante do ano, outras etapas e campeonatos brasileiros de diferentes modalidades (como iatismo, motocross e rally) são realizados.

Segundo dados do IBGE, Paulo Afonso possui um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) do estado e, em 2007, ocupava o 7º lugar na lista das 30 maiores cidades do nordeste brasileiro. Sua região é destaque também no desenvolvimento da piscicultura, principalmente na criação de tilápias, atraindo indústrias para a fabricação de rações para piscicultura e outras finalidades.

Responsável pela DIREC-10, uma unidade Regional da Secretaria de Educação, que tem por objetivo descentralizar as ações educacionais, socioeducativas e comunitárias, no âmbito estadual, Paulo Afonso tem crescido bastante na área educacional. No ensino público superior, por exemplo, conta hoje com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, com o Instituto Federal da Bahia – IFBA e, a sua mais recente conquista, o curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, que vai trazer fortes benefícios para a educação, suprir dificuldades no atendimento à saúde e na área social e, inclusive, no desenvolvimento econômico da região.


Últimas

1 até 20 de 9884   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados