Política

Paulo Aonso - Bahia - - 18/04/2013

Índios Tuxá ocupam sede da Chesf em Paulo Afonso

Luiz Brito DRT/Ba 3.913
Foto reprodução Panotícias

A menos de 24 horas do dia 19 de abril (Dia do Indio) um grupo  de cerca  100 Índios da Etnia Tuxá da cidade de Rodelas - BA, invadiu na manhã dessa quinta-feira, 18 de abril, a Administração Regional dda CHESF em  Paulo Afonso.  Há pouco de mais de um ano em 11 de abril de 2012 um grupo da mesma tribo montou um acampamento próximo a APA, para também reivindicar reassentamento de terras na cidade de Rodelas. Os Índios  não permitiram que os funcionários da empresa, que deveriam sair para almoço, deixassem o local de trabalho. Até o inicio da tarde as negociações não haviam avançado.
Os índios Tuxá são originários do município de Rodelas (a 117 km de Paulo Afonso e 500 KM de Salvador) e reivindicam assentamento e indenização para 90 famílias que tiveram as terras cobertas pelas águas do Rio São Francisco, na época da construção da Usina Hidrelétrica de Luiz Gonzaga (PE), conhecida como Itaparica, em 1988.
De todas as hidrelétricas feitas no Brasil, a UHE Itaparica foi a que mais prejudicou um povo indígena. No caso, os Tuxá, que viviam há séculos numa ilha confronte à cidade de Rodelas, com a qual conviviam como um grupo social específico. Ambas foram inundadas.
Isto aconteceu em 1982. De lá para cá a CHESF vem tentando recompensar sua ação maléfica de muitos modos. Nos últimos anos, com nova direção do órgão, essa tentativa tem se traduzido pelo respeito aos índios, pela prontidão nas ações, pela transparência e pela participação indígena.
Embora o movimento seja  pacífico  segurança da área foi reforçada com a presença da Policia Militar do 20º Batalhão. Os índios continuam ocupando o prédio da Chesf, e não têm previsão de saída, pois só deixarão a APA quando um acordo favorável aos indígenas estiver oficializado. A Chesf  até o fechamento da matéria não havia se manifestado.


Últimas

1 até 20 de 9887   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados