Entretenimento

Paulo Afonso (BA) - 17/12/2011

A origem do “Natal”

Por Washington Luís

Segundo a tradição, o Natal, comemorado anualmente no dia 25 de dezembro, celebra o nascimento de Jesus Cristo. Mas na antiguidade, por não se saber com exatidão o dia em que Jesus havia nascido, essa data era comemora em diferentes dias, passando a ser celebrada oficialmente em 25 de dezembro somente no início do século IV. Segundo a história da Roma antiga, o dia 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno, por isso acredita-se que haja uma relação entre este fato e a oficialização da comemoração do Natal. As antigas comemorações natalinas duravam até 12 dias, pois este foi o tempo que os três Reis Magos levaram para chegar até a cidade de Belém e entregar os presentes (ouro, mirra e incenso) ao Menino Jesus, que acabara de nascer. Atualmente, seguindo a tradição, as pessoas costumam montar as árvores de Natal e outras decorações no início de dezembro e desmontá-las no Dia de Reis, comemorado em 06 de janeiro do ano seguinte, doze dias depois do Natal.

Em quase todos os países do mundo, as tradicionais Árvores de Natal são montadas para decorar residências e outros ambientes; em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período. Acredita-se que essa tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu usando galhos de árvores, algodão, velas acesas e outros ornamentos, para mostrar aos seus familiares, a bela cena que tinha presenciado na floresta, tradição trazida para o continente americano por alguns alemães que vieram morar na América, durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

Mas segundo alguns líderes evangélicos, vários estudos descartam o 25 de dezembro como o dia no nascimento de Jesus, e afirmam categoricamente que os símbolos usados para ilustrar a data não têm respaldo bíblico. Estes estudiosos do assunto apontam uma pesquisa feita pelo astrônomo inglês Dave Reneke, divulgada na Rede BBC em dezembro de 2008, baseada em dados da própria bíblia e em um software, que permite rever o posicionamento de estrelas e planetas há milhares de anos. Segundo Reneke, a estrela de Natal que teria guiado os três Reis Magos até a manjedoura em Belém apareceu no céu dois anos e seis meses mais cedo do que se pensa. -"Esses resultados podem servir para reforçar a fé, porque mostram que realmente havia um grande objeto brilhante no céu, no momento certo", ressaltou o pesquisador. O fato é que há décadas, a sociedade tem sido vítima do sistema capitalista, que sob o único intuito de beneficiar o comércio, deu origem a esse episódio que nasceu na Babilônia. Na Bíblia, no livro de Gênesis 10.8-12, verifica-se que Ninrode, filho de Can, neto de Noé, e cujo nome significa "ele se rebelou, rebelde", tornou-se um homem perverso, revoltando-se contra Deus. Ele construiu a Torre de Babel, a Babilônia primitiva, a antiga Nínive e se casou com a própria mãe, Semírames. Conforme relatos históricos, depois da morte de Ninrode, Semírames espalhou a lenda de que o espírito do filho (e marido) visitava uma árvore, que surgia anualmente de um tronco de madeira velho, no dia 25 de dezembro, data de seu aniversário.
Nesta data o povo babilônico cumpria o ritual de depositar presentes na árvore, dando origem a um dos costumes mais antigos do mundo, que é a Árvore de Natal".


Últimas

1 até 20 de 764   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados