Economia

Paulo Afonso (BA) - 09/06/2011

Afirmação de motoristas é leviana, diz Anilton

Com informação da ASCOM/PMPA
ASCOM/PMPA

A principal pauta da reunião que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 09, no Gabinete do prefeito Anilton Bastos, foi o mau tratamento dispensado aos idosos pelos motoristas e cobradores dos coletivos do município de Paulo Afonso. E, para agravar a situação, a atribuição do destrato com a 3ª idade tem sido atribuído injustamente ao prefeito.

Segundo os idosos que compareceram à reunião, após ser atingida a cota de número para idosos (prevista por Lei Federal), alguns motoristas desses coletivos os proíbem de entrar no ônibus e afirmam que, para subirem só pagando, ao tempo que afirmam ser ordem do prefeito.

Para o prefeito Anilton Bastos esta atitude é inadmissível.  "Na última reunião tomamos decisões coletivas, com representantes das empresas de ônibus e das associações dos bairros. Eu assumo minhas responsabilidades, não quero acreditar que essas acusações estejam acontecendo, mas se estiverem, são levianas", disse o gestor municipal.

Dando continuidade à reunião, os presentes expuseram outros problemas do transporte público: pequena quantidade de coletivos, os ônibus não fazem rota nos bairros mais distantes (Marina França, Benone, BTN II, etc.), qualidades dos ônibus, itinerário, horário e falta de fiscalização.

Ouvindo todos os presentes, Anilton Bastos pediu soluções e propôs que os ônibus tenham adesivos expondo os direitos dos idosos e um número de telefone para reclamação. A representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Aparecida Teixeira, aproveitou para comunicar que está providenciando adesivos com os direitos dos idosos para serem expostos nesses veículos em locais de fácil visibilidade.

O representante do Sinergia sugeriu a realização de campanhas educativas que sensibilizem a população a fazer valer os direitos dos idosos, assim como a realização de seminários que qualifiquem os funcionários dessas empresas, fazendo com que estes desempenhem um trabalho mais humanitário, tratando bem os usuários, em especial os idosos e deficientes.

Para a senhora Dulcinete Freitas, 76, a reunião foi boa e sugere, particularmente, que as catracas dos ônibus sejam mudadas para a parte traseira.

O prefeito solicitou ainda que seja feito um estudo por parte da Secretaria de Serviços Públicos, dos representantes das associações de bairros e das empresas de ônibus para que sejam resolvida a deficiência do transporte público - "O que agente quer a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Eu quero que o ônibus seja em todos os bairro. Quero que chegue no mais distante em vários horários" pediu Anilton.

Uma próxima reunião ficou agendada para o próximo dia 20/06, para apresentação desse estudo. O prefeito também já começa a estudar a possibilidade de abertura de licitação para concessão de novas frotas de transporte público. 

Para o representante do Conselho Municipal do Idoso, José Jonas Camelo, a reunião foi bastante proveitosa e a luta pelos direitos dos idosos continua.

Se fizeram presentes também o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra, o secretário Municipal de Serviços Públicos, José Serafim de Lima, os diretores das empresas de coletivo Vitran e Aratu, José Mota e Vicente, respectivamente, coronel Antônio Rosário, o representante dos guardas de trânsito, Gildivan e representantes de associações de bairros.

Sobre Direito dos Idosos:

Em relação ao transporte, além do passe livre no transporte convencional, o idoso no Distrito Federal tem gratuidade nos veículos de transporte alternativo, em consonância com a Lei nº1.964, de 09 de julho de 1997.Tem o direito, igualmente, de ser admitido pela porta da frente dos ônibus, em face da Lei nº 1.044, de 1º/04/96; também a Lei nº 2.250, de 31.12.98, estabelece a reserva de quatro assentos para idosos e portadores de deficiência nos veículos de transporte coletivo convencional; já a Lei nº 2.477, de 18.11.99, dispõe sobre a obrigatoriedade de destinação de vagas para idosos (65 anos ou mais) nos estacionamentos públicos do Distrito Federal.  (www.df.gov.br).

Em Paulo Afonso existem nove assentos por ônibus, para idosos e deficientes físicos.


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados