Geral

Paulo Afonso - Bahia - 20/06/2022

Arte, cultura e educação como ferramentas de transformação e inclusão social

Por Henrique Lima
Foto: Divulgação

Ver o mundo com outros olhos e olhar para a diversidade da vida com esperança pode não ser uma tarefa simples, mas é essa experiência que causa transformação social. Associada à educação, a arte e a cultura são capazes de construir um mundo diferente, onde as pessoas conseguem respeitar o espaço do outro. A inclusão social é muito importante para diminuir desigualdades e dar oportunidades para grupos que, muitas vezes, vivem em condições de vulnerabilidade social. E três  ferramentas são grandes aliadas na busca por mais inclusão  e transformação social: a arte, a cultura e a educação.

A 22 quilômetros do município de Paulo Afonso BA, Walter Stoecker de Arruda Sampaio, advogado, formado pela USP (Universidade de São Paulo) pretende levar à zona rural conhecimento, arte, cultura e educação. Como essas iniciativas deveriam ter mais visibilidade, entrevistei o idealizador do Instituto Sertão Cultural, localizado no Povoado Juá, meio rural do município.

O que você almeja com essa iniciativa?

A ideia do Sertão Cultural é trabalhar com diversas áreas da cultura, como cinema, teatro, música, artes plásticas, entre outras. Além disso, o Sertão Cultural também pretende trabalhar junto com as escolas da região, fornecendo um apoio estrutural para otimizar o aprendizado, atuando, desta forma, na área da educação. O foco é proporcionar um espaço cultural e educacional na zona rural do semiárido nordestino, uma vez que geralmente as zonas rurais são carentes deste tipo de estrutura.

É necessário uma boa estrutura para tudo isto, certo?

Nossa estrutura é composta de dois edifícios e uma praça. No prédio menor há uma sala de recepção, uma biblioteca com mais de 2.000 títulos catalogados, uma sala de informática com 10 computadores e uma sala de estudos. No prédio maior é composto por um auditório para 100 pessoas com um sistema de áudio visual e um palco. Nesse prédio também encontram-se os banheiros (masculino, feminino e necessidades especiais) e um depósito.

E como a população reage ao teu trabalho?

A maior parte da população tem reagido bem ao trabalho e apoiado bastante.

Vocês aceitam doações, de qual tipo?

O Instituto aceita doações sim, sejam elas financeiras, de equipamentos de informática, móveis ou livros.

Confira abaixo a programação e data da inauguração:


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados