Economia

Paulo Afonso - Bahia - 11/08/2021

CONTROLE FINANCEIRO: O que devo fazer?

Leobson Kleber Sena Teles, é economista.
Foto: Divulgação

CONTROLE FINANCEITO: O que devo fazer?


Acredito, que um dos sonhos mais incríveis que o empresário tem em relação a empresa é, ao primeiro dia útil do mês, solicitar a sua gestão financeira: E aí o financeiro está fechado? E este automaticamente responder: Sim!

Vamos ver aqui alguns passos que o empresário deve executar para que tenha seu financeiro totalmente controlado e pronto para ser analisado. Questões como seu fluxo de caixa devidamente correto e pronto para receber seu olhar.

1º passo, inicialmente você precisa ter a ferramenta correta e que seja, preferencialmente, automatizada, pois não é simplesmente fechar o financeiro. É necessário fazer de forma que possa analisar os números do seu negócio, ver os gráficos de acordo com os resultados, ver os relatórios do fluxo de caixa automaticamente. E segundo, ter uma ferramenta que separe as categorias de entradas e saídas corretamente, separando os custos variáveis das despesas fixas, pois assim você encontrará a margem de contribuição que é um indicador importantíssimo para análise do seu negócio. Além disto, aprender a separar o que são investimentos, entradas operacionais e não operacionais, para que quando a empresa consiga um valor através de empréstimo o empresário não se confunda na análise, acreditando que existiu um grande ganho no resultado financeiro e depois tenha uma grande frustação em descobrir que a verdade nas vendas ou recebimentos não foi de acordo com os números informados.

2º passo, o empresário ou o colaborador responsável pelo financeiro, deve dedicar todos os dias pelo menos 20 minutos para fazer os lançamentos no controle financeiro. Claro que o crescimento da empresa poderá fazer com que este tempo aumente, pois dependerá da complexidade do negócio. Mas deixando para fazer só nos finais de semana, irá demandar um tempo imenso e poderá ocasionar erros de lançamentos, por não recordarem de tudo que aconteceu dentro da empresa. Então, torne estes lançamentos uma rotina diária, porque chegando o final do mês, automaticamente, você terá o resultado financeiro da sua empresa!!!

3º passo, o saldo do banco precisa estar conciliado com os valores correspondentes ao informado na ferramenta de controle, ou seja, cada centavo deve ser observado. Pois é indispensável o empresário saber exatamente onde se encontra cada centavo investido ou percorrido no financeiro da empresa. As informações não estando de acordo, não saia da frente do computador até encontrar o erro ou o valor que está em diferença. E, também, muito cuidado com as vendas em cartão de débito e crédito, pois as vezes esse processo demora um pouco mais, pois tudo irá depender da forma negociada com a operadora de cartão, então, controle a todo tempo suas vendas, não confundindo vendas com receita.

4º passo, quando você executa todos os passos anteriores, vem o passo mestre, que é a análise financeira ou o entender os resultados da empesa quanto as vendas, receitas, despesas fixas, custos variáveis, investimentos, receitas e despesas não operacionais. O empresário deve procurar a todo tempo criar o olhar crítico quanto ao lucro ou prejuízo nos períodos. Sugiro que procure fazer análises comparativas, buscando ver os resultados do mês atual em comparação com o mesmo mês no ano anterior ou, então, fazendo análises bimestrais, trimestrais e semestrais de um ano em comparação com o ano anterior, pois assim irá visualizar de forma mais fidedigna o crescimento ou decréscimo financeiro do negócio. Também, desta forma, teremos informações suficientes para entendermos e montarmos planos de ações estratégicos para superarmos os períodos de sazonalidade e melhorarmos os resultados nos outros períodos.

Com isto concluo que, se a empresa não tem a ferramenta adequada, não faz o controle todos os dias, não faz as conciliações entre as contas, ou seja, não tem o controle financeiro da forma correta, posso afirmar que você fica cego, pois não tem o relatório de fluxo de caixa, daí não conseguirá analisar os números do negócio e, consequentemente, não conseguirá definir ações. Desta forma não terá o resultado positivo!!! Pense nisto.

 

 


Últimas

1 até 20 de 2409   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados