Política

Paulo Afonso - Bahia - 27/01/2020

Prazo da biometria está acabando

A região
Foto: Divulgação.

Faltam 4  dias para o fim do mês e cerca de 800 mil eleitores baianos ainda não fizeram a biometria. O prazo de cadastramento se encerra no dia 6 de maio. Para votar nas eleições de prefeito, vice-prefeito e vereadores, em outubro, o eleitor precisa estar com a situação regular na Justiça Eleitoral.

Atualmente, 799.076 eleitores baianos estão em situação irregular, com os títulos cancelados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. O título é cancelado quando o eleitor deixa de votar e de justificar a ausência às urnas por três eleições consecutivas – cada turno é uma eleição diferente.

Também é cancelado quando o titular não responde ao chamado do TSE para o recadastramento biométrico. Dos 417 municípios baianos, 175 já finalizaram o recadastramento obrigatório. Aqueles que não responderam ao chamado da Justiça Eleitoral tiveram seus títulos cancelados. Em Paulo Afonso, segundo a última estimativa cerca de 15 mil eleitores ainda não haviam feito a biometria. 

Os 242 municípios restantes finalizam o período de biometria obrigatória no dia 18 de fevereiro. Os eleitores que ainda não realizaram o recadastramento biométrico podem ter seus títulos cancelados e ser impedidos de votar nas eleições de 2020.

A regularidade do título de eleitor é uma exigência para obter diversos outros documentos. Por isso, o ideal é evitar o cancelamento. O eleitor que tenha deixado de votar em alguma eleição ou tenha dúvidas se está em dia com suas obrigações eleitorais pode consultar a situação no Portal do TRE-BA na internet.

 


Últimas

1 até 20 de 9884   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados