Economia

Paulo Afonso - Bahia - 25/12/2019

Pedido de benefício do INSS terá novas mudanças em 2020

Folhapress
Foto: Agência Brasil
Além das alterações provocadas pela reforma, outras mudanças virão com o avanço tecnológico
Além das alterações provocadas pela reforma, outras mudanças virão com o avanço tecnológico

A forma como os brasileiros pedem benefícios da Previdência passou por mudanças em 2019. A mais importante delas é que solicitações feitas diretamente nas agências de atendimento deram lugar a requerimentos eletrônicos pela internet ou por telefone, sem a necessidade de agendar uma ida ao local.

Dos 96 serviços oferecidos pelo órgão, 90 passaram a ser solicitados diretamente pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou por telefone, na Central 135. Em 2020, o ainda recente sistema de atendimento a distância passará por novas.

A reforma da Previdência exigirá adaptações para amparar trabalhadores que utilizarão os canais de acesso ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para planejar suas aposentadorias em meio ao emaranhado de regras de transição que foram acrescentadas à já complicada legislação previdenciária do país.

Até o momento, devido à complexidade da reforma, o sistema está impossibilitado de oferecer para parte dos segurados uma das principais vantagens prometidas pela automação: a concessão imediata da aposentadoria pela internet ou por telefone.

Além das alterações provocadas pela reforma, outras mudanças virão com o avanço tecnológico. O INSS pretende que os atendimentos remotos alcancem os poucos serviços ainda realizados de forma presencial, como é o caso da prova de vida anual para a manutenção da aposentadoria e das pensões por morte.


Últimas

1 até 20 de 1882   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Das prováveis chapas para prefeito e vice, qual sua aposta nas eleições 2020?





Votar Resultado
Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados