Política

Paulo Afonso - Bahia - 13/11/2019

INSS acaba com agendamento para pedir benefícios nas agências

Luiz Brito DRT/BA 3.913
Foto: Divulgação

Um ano após o início do programa do INSS que autoriza instituições públicas e privadas a receberem pedidos de benefícios no estado da Bahia. milhares de potenciais beneficiários podem requisitar aposentadorias diretamente às empresas em que trabalham, sindicatos e entidades aos quais são associados e prefeituras.

Os acordos de cooperação técnica com entidades fazem parte do INSS Digital, como é chamada a estratégia de modernização do órgão.

Na prática, os documentos dos segurados são enviados pela internet ao instituto. É quase a mesma tecnologia que permite a requisição de benefícios pelo site meu.inss.gov.br, também parte do INSS Digital.

O atendimento a distância permitido pela digitalização é declaradamente a principal aposta do INSS para melhorar o serviço à população.

Os pedidos de benefícios e demais serviços da Previdência serão realizados a distância informou o INSS.

A mudança acaba com os agendamentos para o atendimento posterior nas agências da Previdência, o órgão terá todos os 90 tipos de requerimentos disponíveis exclusivamente pela internet ou por telefone, acabando com os agendamentos e atendimentos presenciais na agência.

Isso permitirá que o INSS fique dispensado de realizar milhares de atendimentos. Há a expectativa de que o INSS consiga liberar mais funcionários para realizar análises e, assim, cumprir o prazo de 45 dias para conclusão dos processos dos segurados.

O tempo médio de resposta aos trabalhadores que pedem aposentadorias ao órgão é de nove meses atualmente, conforme dados fornecidos pelo instituto.

 


Últimas

1 até 20 de 5931   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Você pretende viajar nas festas de final de ano?






Votar Resultado
Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados