Economia

Paulo Afonso - Bahia - 29/10/2017

Feira de Aquanegócios fortalece e economia com sabores da tilápia

Por: Luiz Brito DRT\BA 3.913
Divulgação

Quem gosta de saborear uma Tilápia, teve o que comemorar. A cidade de Glória neste final de semana é anfitriã da Feira de Aquanegócios. O festival que se encerra neste domingo (29) reuniu 13 restaurantes de Paulo Afonso e Glória, esta última maior produtora de Tilápias do Brasil, que criaram pratos específicos para o projeto, destacando a versatilidade de receitas com sua estrela das águas doces, a Tilápia. A espécie, além de ser um alimento saboroso e substancial, é fonte de renda para muitos pescadores e criadores locais e regionais. 

A feira reuniu instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA) , Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e universidades.

Neste domingo (29), último dia do evento, a programação começa às 10h com a Cozinha Show onde os participantes terão acesso às oficinas. O chef Luiz Carlos D”angio agora de manhã vai mostrar como preparar uma Tilápia na telha. À tarde a receita vem em dose dupla com os chefes João Lucas e Clodomiro Tavares. Eles vão mostrar como preparar um Ceviche de Tilápia e a tilápia a João Gilberto. Nas aulas, abertas ao público, serão elaboradas receitas criativas com a Tilápia, coordenadas pelo chef internacional Clodomiro Tavares. 

O presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, afirma que “o festival, além de divulgar as diferentes aplicabilidades da tilápia na gastronomia, mostra o resultado do trabalho social dos inúmeros projetos de piscicultura da Bahia Pesca no interior do Estado. “O festival da tilápia vem com o propósito de enobrecer a carne do peixe na gastronomia e gerar sustentabilidade para o setor de aquicultura familiar”, revela o gerente da Bahia Pesca, Anttonio Almeida Júnior.

A ideia do festival é tornar a tilápia um peixe conhecido no mercado consumidor baiano e regional e, ao mesmo tempo, oferecer aos produtores, oportunidade de comércio.

Hoje o município de Glória, é o maior produtor de Tilápias do Brasil. Para ampliar ainda mais essa produção, a Bahia Pesca desenvolve uma série de projetos no interior do estado, realizando o povoamento de aguadas públicas e a implantação de unidades demonstrativas de tanques-rede.

A Feira de Aquanegócios em sua primeira edição se consolida e os seus idealizadores e parceiros já iniciam os preparativos para a segunda edição do evento no próximo ano.  

 


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados