Economia

Paulo Afonso - Bahia - 03/10/2017

Você pode ter valores a receber do PIS/Pasep se trabalhou antes de 88

As informações são do UOL.
Reprodução

A CGU (Controladoria-Geral da União) calcula que existem cerca de 15,5 milhões de pessoas que, mesmo sem saber, têm o direito de receber dinheiro do Fundo PIS/Pasep. 

O PIS/Pasep é um fundo onde, até 1988, as empresas e órgãos públicos depositavam quantias em nome dos funcionários e servidores. Dessa maneira, cada trabalhador é um cotista do fundo. Portanto, as pessoas que trabalharam como contratado em uma empresa ou eram servidores públicos antes de 1988, podem sacar os recursos do fundo.

Segundo apuração da reportagem, esse é um direito diferente do abono salarial (o abono do PIS), concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e tem um reajuste anual. O valor pode ser sacado na aposentadoria, quando o trabalhador fica com uma doença grave ou completa 70 anos. Em caso de morte, os dependentes passam a ter direito.

Para saber se tem direito ao valor, o trabalhador pode se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, caso tenha sido contratado de uma empresa privada; ou a agência do Banco do Brasil, se era servidor público. É preciso estar munido de um documento com foto e informar seu número PIS ou Pasep ou apresentar o CPF.


Últimas

1 até 20 de 2410   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados