Economia

Paulo Afonso - Bahia - 15/09/2017

Cresce o número de cidades com potencial turístico na Bahia

Lucy Barreto com agências
Divulgação
Rio na cidade de Ipiaú, no Sul do estado, uma das cidades incluídas no novo mapa do MTur
Rio na cidade de Ipiaú, no Sul do estado, uma das cidades incluídas no novo mapa do MTur

O número de municípios da Bahia com vocação turística aumentou em 2017, segundo o Ministério do Turismo. O crescimento foi de 28%. No ano passado, 117 cidades integravam o Mapa do Turismo no Estado. Este ano, foram incluídos 33 destinos, totalizando 150. Eles estão distribuídos em treze regiões.

O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um grande crescimento em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

De acordo com o roteiro, 53 municípios estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. São os casos de Salvador, Porto Seguro, Itacaré e Cachoeira.

Entre os novos que figuram na lista, nas categorias A, B ou C, estão Alagoinhas, Cruz das Almas, Dias D'Ávila, Euclides da Cunha, Ipiaú, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus e Simões Filho. Os demais 97 municípios figuram nas categorias D e E (ver lista completa abaixo).

Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto, alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem. É o caso, por exemplo, de Mucugê, na Chapada Diamantina.

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos.

Para ser incluído no mapa, o município precisa cumprir algumas regras, como ter órgão responsável pela pasta de turismo e destinar recursos para o setor na Lei Orçamentária. A elaboração do instrumento começa com a inserção de documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo e, em seguida, as regiões apontadas são validadas ou não  pelos fóruns e conselhos estaduais de Turismo.


Últimas

1 até 20 de 2410   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados