Economia

Paulo Afonso - Bahia - 29/08/2017

Sobradinho e Xingó vão operar com defluência mínima de 580m³/s a partir desta quinta

Por Carlos Britto
Divulgação

Durante a reunião de avaliação das condições futuras de operação dos reservatórios do São Francisco, realizada ontem (28), foi acordada a redução da defluência mínima de Sobradinho e Xingó dos atuais 600 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) para 580m³/s a partir das 8h desta quinta-feira (31). Esta redução gradual foi proposta pela Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), que capta água para a Região Metropolitana de Aracaju, para testar os impactos da medida sobre os usos de recursos da bacia do Velho Chico.

Desde 18 de julho, com a Resolução ANA nº 1.291/2017, os reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL/SE), no Rio São Francisco, estão autorizados pela Agência Nacional de Águas (ANA) a liberar uma média mínima diária de 550 m³/s de água, o menor patamar já liberado para ambos os reservatórios. A autorização da ANA também permite à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) adotar uma defluência mínima instantânea (a cada medição) de 523 m³/s até 30 de novembro.

Em 7 de agosto, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Autorização Especial nº 12/2017, também permitiu à Chesf realizar testes de redução da vazão defluente da hidrelétrica de Xingó até o limite mínimo de 550 m³/s – patamar que ainda não foi adotado e que, para ser colocado em prática, precisará passar por testes com vazões maiores, como é o caso dos 580 m³/s aprovados hoje.

Estoque de água

A redução da defluência mínima busca preservar os estoques de água dos reservatórios da bacia do Rio São Francisco até o final do período seco e início do próximo período chuvoso, que costuma acontecer a partir de dezembro, devido ao agravamento das condições hidrológicas e de armazenamento de água na bacia, a qual tem registrado chuvas abaixo da média desde 2012.


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados