Com o objetivo de atender a população de baixa renda de Paulo Afonso, que não possui condições financeiras para pagar pelos serviços funerários, a prefeitura deveria construir um velório municipal. A criação desse espaço é de suma importância, pois oferece ao cidadão pauloafonsino, o direito de velar seus entes queridos de maneira digna, em um ambiente mais amplo onde as pessoas possam ir prestar suas últimas homenagens, independente de sua condição social. Há muito os velórios são sendo realizados erroneamente no auditório Dr. Manoel Josefino Teixeira, na Câmara de Vereadores.
A prefeitura já arca com algumas despesas de modo eventual, a exemplo de entrega de caixões, auxilio funeral, ônibus para locomoção, mas com a criação do velório municipal, a população será respeitada no seu princípio de cidadania, e no seu direito social e humano
È uma questão de dignidade e respeito ao cidadão desta cidade, que o poder público providencie esse tipo de espaço para velório, pois as pessoas mais carentes, que normalmente não têm condições financeiras nem para comprar o caixão, são obrigadas a velar seus mortos dentro de suas próprias casas. Com a criação do velório municipal, a população será respeitada no seu princípio de cidadania, e no seu direito social.
Fonte/Autor: Agência ANPA Por Luiz Brito DRT/BA 3.913