BobCharles.com.br

Entretenimento

Paulo Afonso (BA) - 01/01/2012

Seniores consagrados se despedem de 2011 exibindo bom futebol

Fotos Divulgação desportista Raposão

Apesar da II COPA SÊNIOR DE FUTEBOL SOCIETY acontecer no último dia do ano, quando é praxe do brasileiro não arredar pé de sua cidade natal e romper o ano novo junto aos seus familiares, a bola rolou na manhã do sábado, dia 31 de dezembro, com a presença de jogadores cinqüentões e sessentões que nas duas décadas passadas, pelo menos, brilharam vestindo a camisa de equipes tradicionais de Paulo Afonso, deixando seus nomes gravados nos arquivos que o passar dos tempos não apagou da história recente.

Temia-se que o número de jogadores relacionados por João Pereira, o ex-goleiro Joãozinho, fosse tão pequeno, que não desse para remontar as equipes Redenção, Caveira, Olímpico e Copa, tentando escalar os ex-jogadores para vestir a camisa daqueles times conservando a base, as mesmas peças que no passado estiveram juntas para disputar campeonatos e partidas valendo pontos ou título dos certames promovidos pela Liga Desportiva de Paulo Afonso.

Como chegamos a veicular em nossas matérias nos Sites e no Programa de Rádio que nós apresentamos algumas ausências não teriam como evitar, por conta, exatamente, de vários jogadores terem que vir a Paulo Afonso, disputar a II Copa Sênior e retornarem às suas localidades de origem às pressas. Alguns nomes que nos foram passados por Joãozinho desfalcaram as equipes, mas quem compareceu fez rasgados elogios à iniciativa, pois os atletas convidados entendem que o esforço é válido como reencontro, como oportunidade de rever pessoas e saber onde estão, o que fazem e matar a saudade jogando bola, apesar da falta de forma física e da idade, que os cabelos brancos ou grisalhos não conseguem esconder.

Flagramos jogadores se cumprimentando e alguns deles disseram estar com dez, quinze, mais anos sem ter qualquer contato e o que não faltou foi relembrar os causos, as estórias, que marcaram uma fase brilhante por que passou o nosso futebol, num tempo áureo que os torcedores mais fanáticos ainda guardam consigo e lá estiveram no sábado, como Preá do Olímpico, Peri Peri e Catingueira do time Caveira, sem esquecer de jogadores que ainda carregam com eles as suas antigas preferências, exemplo de Miravan e Chicão, das origens daquele "Time da Rua D", Polimar, Mourão, Florisbela, Chico da MF, Ney, Zenilton, Dantas (que veio de Jeremoabo), do COPA, do Eterno Presidente Zé Freire, Tuí e Nildo, do Olímpico, Tourinho do Redenção, cria do saudoso Valter Carvalho, enfim, a resenha foi boa antes de a bola rolar e nos intervalos dos jogos entre os ex-adversários no Estádio Engenheiro Ruberleno Oliveira de outras eras.

No jogo que abriu a II Copa Sênior, o time Redenção tirou a equipe COPA; no segundo encontro, reunindo os dois maiores rivais da história passada do futebol pauloafonsino, Caveira, comandado pelo Técnico Pitu e Olímpico, do inquieto Preá, mostraram alguns lampejos daquela frenética rivalidade e o Olímpico, rotulado de "o Dragão da Avenida Contorno" levou a melhor. Num determinado momento da partida, quando um jogador reclamava da marcação do gol do Olímpico, alguém gritou da lateral do campo: "calma, rapaz, isto é apenas uma brincadeira", mas o árbitro, Tecão, foi alfinetado: "também botaram um Árbitro que é torcedor doente do time Caveira". Era desse mesmo jeitinho naqueles disputadíssimos duelos travados nos idos tempos.

Com os resultados, garantiram classificação para disputar o Troféu Peri Peri; Redenção e Olímpico, sabendo os dois que o segundo colocado receberia o Troféu que leva o nome de outro fantástico jogador, o lateral esquerdo Edvaldo Matias Barbosa, Vadinho. Antes do confronto final, atletas de 40 a 49 anos fizeram uma partida amistosa. Do lado de fora das quatro linhas não faltou quem dedurasse: "nesse meio ai tem quarentão de mentirinha". Só faltou replicar: "deixe a idade do pessoal prá lá, cara é apenas uma brincadeira". No clima de descontração e o sol torrando a moringa, muita gente aproveitou para papar as frutas colocadas à disposição daqueles que as quisesse.

No jogo final entre Redenção e Olímpico, o empate de dois a dois, levou a decisão para os tiros livres da marca do Pênalti e quem acabou fazendo a diferença foi o goleiro Bosco, garantindo o título para o Olímpico. "Naqueles tempos", Bosco fazia parte de um seleto "Quadro de Árbitros", que era vinculado ao Departamento de Árbitros da LDPA e apitou muitos jogos considerados importantes. A II Copa Sênior o transformou em goleiro e a defesa do penal acabou por lhe dar o título de "Melhor Jogador".

Na verdade, os jogos foram um momento de descontração, um reencontro em que o futebol tornou todos os participantes amigos para sempre, sem querer plagiar o título daquela famosa música composta pelo Lloyd Webber. Terminada a decisão, todos se dirigiram ao "Baba da Amizade", onde o encontro foi mais sócio-esportivo, com música ao vivo interpretada pelo cantor Jailson Baiano, que se acompanhou ao violão. Enquanto a seleção musical era executada, os papos rolavam soltos entre os atletas e familiares que ocupavam as mesas que recebiam uma brisa legal do Velho Chico.

A música só parou quando Edvaldo Gomes, Lalau, pegou o microfone e quase não solta mais, para, em companhia de Joãozinho, conduzir a Solenidade de Premiação. O craque Duda fez a entrega do Troféu que carrega o nome de Vadinho ao time Redenção, Vice-Campeão, a Pedro da Caixa; o Grande Desportista Hamilton Leal, Peri Peri, entregou o Troféu de Campeão, que leva o seu nome, ao zagueiro Nildo e coube a Nilson Brandão passar às mãos do goleiro Bosco (do Olímpico) o Troféu de Melhor Jogador da II Copa Sênior de Futebol Society. Olímpico e Redenção também foram premiados com medalhões.

O parecer final de todos os participantes sobre a competição é que a iniciativa deve continuar acontecendo pelo que ela representa no reencontro que proporciona e faz os ex-jogadores se inteirarem uns dos outros. A III Copa Sênior de Futebol Society já está sacramentada para acontecer no dia 23 de junho deste ano de 2012. Até lá, deverá ser trabalhado com bastante antecedência o local em que ela vai ser disputada.

 Estão de parabéns todas as pessoas que se engajaram na promoção de um evento que acabou sendo um sucesso! Em 2011 o Futebol Society foi a boa nova.

 

 

 

Fonte/Autor: Nilson Brandão Especial Keko Sports

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=3625