BobCharles.com.br

Política

Paulo Afonso - Bahia - 27/06/2022

Área do futuro Centro de Iniciação ao Esporte de Paulo Afonso vira lixão e é usado por viciados em drogas

Foto: Diivulgação

O Centro de Iniciação ao Esporte de Paulo Afonso (CIE modelo III), uma conquista do Governo Anilton Bastos em 2015, teve sua construção iniciada em outubro de 2018, já no segundo ano de Luiz de Deus como sucessor de Anilton. Hoje, a quase quatro anos do início, a obra é mais um fracasso da gestão atual. 

O projeto do Governo Federal, realizado em parceria com o Ministério dos Esportes e a Prefeitura, previa reunir no mesmo espaço físico, diversas atividades esportivas, visando à formação de crianças e adolescentes em futuros atletas. Com orçamento de R$ 4.031.657,76, a obra tinha previsão de ser concluída em 15 de novembro de 2019, data prorrogada posteriormente para 31 de dezembro de 2021, mas foi interrompida em 2020. O cenário atual é assustador para quem mora ou trabalha naquela área, e até para quem passa por lá, por conta do risco de ser assaltado.

Proprietários de oficinas, borracharias e lojas de veículos e peças usadas situadas na Avenida Eraldo Rocha, às margens da BA 210, dizem que além de ser usado para descarte de lixo, entulho e baronesas retiradas da Prainha, o matagal é frequentado constantemente por usuários de drogas.

O Centro de Iniciação ao Esporte, projeto desenvolvido pelo Ministério do Esporte na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) tem como objetivo ampliar a oferta de infraestrutura, disponibilizando equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação nas modalidades ofertadas, em territórios de alta vulnerabilidade social. Em plenas atividades em várias cidades do Brasil, o complexo desportivo conta com pista de atletismo, salto em extensão, arremesso de dardo, além de um grande ginásio, onde são realizados treinos nas modalidades de ginástica rítmica, judô, voleibol, entre outras. 

Mas para os desportistas pauloafonsinos, infelizmente, o sonho virou pesadelo, a exemplo da reforma geral do Estádio Álvaro de Carvalho e da construção do estádio do bairro Tancredo Neves, que compensaria a perda do campo do CSU, que cedeu o espaço para a Policlínica Regional. Aliás, a Policlínica Regional é outra conquista de Anilton Bastos em seu terceiro mandato de prefeito de Paulo Afonso. A proposta do Governo do Estado para a criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde foi apresentada em junho de 2015, um ano antes da eleição de Luiz de Deus.

Fonte/Autor: Por Washington Luís

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=20451