BobCharles.com.br

Geral

Paulo Afonso - Bahia - 08/06/2022

Nada é como antes:, lamenta ex-aluna do Curso de Informática para Melhor Idade

Foto: Divulgação

A primeira escola pública de informática de Paulo Afonso, destinada exclusivamente a pessoas com idade a partir de 55 anos, foi criada pela Prefeitura em 2011, na segunda gestão do prefeito Anilton Bastos. Situada na Avenida Bahia, bairro Alves de Souza, a unidade passou a atender aos moradores do centro da cidade e do antigo Acampamento Chesf, oferecendo gratuitamente o curso de informática básica. 

A ideia da então secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira era inserir a população idosa do município na era digital, além de promover a socialização entre esse público.

Com o mesmo propósito, em 2014, o benefício foi estendido ao bairro Tancredo Neves. Em fevereiro daquele ano, a população do complexo BTN e do seu entorno também teve seu sonho realizado, ao ser contemplada com a segunda Escola de Informática para Melhor Idade no município.

Até o início de 2020, antes de encerrarem as atividades em virtude da pandemia de covid-19, as duas unidades formaram mais de 1.200 alunos.

A costureira Maria José Santos da Silva (68 anos) diz que aprendeu a dar seus primeiros passos como internauta na escola da Avenida Bahia e considera um presente que ganhou de Ana Clara Moreira. Hoje, dona Nenen diz que se sente solitária, tendo como único passatempo o trabalho que realiza em seu ateliê.

“Na Escola de Informática eu aprendi a usar o computador, me tornei uma internauta e hoje sei acessar internet, uso as redes sociais, faço parte de grupos de whatsapp, e por tudo isso, agradeço a dona Clara, porque foi ela que me deu esse presente. Eu sinto muita saudade da convivência com a professora, os colegas de turma, que para todos nós era uma terapia. Eu conheci pessoas maravilhosas e passei a fazer parte de uma nova família”, diz.

As Escolas de Informática para Melhor Idade não são as únicas ações de Ana Clara Moreira em mais de dez anos à frente da SEDES. Entre outras atividades, o Chá Dançante com a Melhor Idade, o Natal Social, os passeios, atividades recreativas, palestras, para dona Nenen, não existe mais respeito pelos idosos e nada mais é como antes. 

“Dona Clara e doutor Anilton sempre estavam com a gente nos eventos. Depois que eles saíram, mudou tudo e hoje só restou saudade”, lamenta.

Mesmo com o declínio da pandemia e o retorno gradativo das atividades, as escolas de Informática para Melhor Idade continuam fechadas, e os idosos aguardam ansiosos pelo o reencontro, ainda sem data marcada.

Fonte/Autor: Por Washington Luís

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=20377