BobCharles.com.br

Política

Paulo Afonso - Bahia - 30/06/2019

Coluna do Bob

(Foto: divulgação)
Líder do governo, vereador Marcondes Francisco
Líder do governo, vereador Marcondes Francisco

Disposto

O prefeito Luís de Deus mais uma vez parece disposto a brecar tentativas de enquadrar seu governo, de emparedar sua administração. É incrível que isso ocorra com uma oposição que não lhe dá trabalho. Ao contrário, até ajuda com seu quase silêncio obsequioso. Os problemas que enfrenta são com a própria situação.

Boas novas

O governo Luís de Deus tem que ter a obrigação de dar boas notícias, de motivar o munícipe/eleitor. É preciso que haja uma agenda positiva, uma determinação de um diálogo positivo, otimista, um discurso para cima, de ânimo aos diversos segmentos populares. Sem isso, o desânimo é geral.

Crítica

A coluna já fez essa crítica em relação à prefeitura, que tem se especializado em trabalhar calada, na moita, como se diz, sem anunciar suas realizações, sem massificar suas ações. Curiosamente é a oposição quem anuncia em primeira mão as obras do governo. A gestão não tem um porta-voz designado, que tenha conhecimento de toda a estrutura e de toda a estratégia. Falta uma espécie de chefe da Casa Civil. Até hoje, o prefeito não achou essa pessoa, que pudesse cuidar dessa função.

Ação

É justamente nessa lacuna que o vereador Mário Barreto (galinho) se apresenta como o mais destacado rosto da oposição parlamentar. Mas tem errado em atirar para todos os lados, principalmente em suas aparições midiáticas. Todavia, tem feito sua parte. Em seu desfavor, saíram alguns rumores dando conta de que deveria se preocupar com a sua defesa, pois segundo um inquérito encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), trata-se de grave denúncia, com farta documentação que se comprovada pode resultar em cassação do mandato. Certamente, Mário Barreto (galinho) deve ser o maior interessado em comprovar sua inocência.

Liderança

O vereador Marcondes Francisco dos Santos é um líder interessante para o governo. Tem lastro político, tem história e experiência, bom trânsito e sabe usar suas habilidades de diálogo. Claro que não age sem interesse, é ávido em defender seu espaço, mas isso seria normal. É a parte que lhe cabe nesse latifúndio, como diria Chico Buarque de Holanda, na canção funeral de um lavrador.

Boicote

Ainda assim, mesmo pondo a cara para defender o governo, diante do silêncio de muitos, sofre quase que um boicote de setores administrativos do próprio governo. Vem da própria prefeitura o chamado fogo amigo. É lá que o governo precisa se ajustar.

Base

Ou seja, se o prefeito quiser mesmo tomar as rédeas do seu governo, de vez, terá que enfrentar de um lado o silêncio dos omissos em busca de atenção e do outro a loquacidade dos desejosos de espaço ainda maior. Não será tarefa fácil.

Eleição

Para o próximo ano, a situação deve piorar ainda mais, porque os interesses serão naturalmente divididos em função das eleições. Partidos que sempre estiveram unidos terão que mostrar a cara, porque cada um tem que se afirmar, já que as coligações proporcionais estão proibidas.

No geral

No geral, o que se tem na administração é o prefeito Luís de Deus com a maior boa vontade, batendo cabeça atrás de recursos, de apoios em Brasília, buscando resultados, alguns secretários buscando o protagonismo, em meio à falta de articulação institucional, mas sem um norte, sem um rumo definido para o conjunto do governo.

Posição

Essas posições da coluna não devem ser entendidas como críticas pessoais a A ou B, como um ataque ao governo. Muito ao contrário. Devem ser encaradas como uma sinalização, como um aceno para a necessidade de uma ação conjunta e coesa.

Tempo

Ainda há tempo para se acertar as coisas. O governo não está em risco, não está em situação difícil, mas não está no ponto de qualidade que mereceria estar, que almejava estar. Essa é a questão.

 

Fonte/Autor: Luiz Brito DRT/BA 3.913

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=16449