BobCharles.com.br

Geral

Paulo Afonso - Bahia - 05/12/2018

Prazo para justificar ausência no 1º turno termina nesta quinta

Reprodução

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2018, realizado no dia 7 de outubro, têm até esta quinta-feira (6) para regularizar sua situação eleitoral. A data está prevista no Calendário Eleitoral (Resolução TSE nº 23.555/2017). A obrigatoriedade do voto para cidadãos brasileiros a partir de 18 e menores de 70 anos de idade está prevista na Constituição Federal de 1988.

O eleitor deve levar em mãos, os documentos pessoais, o requerimento de justificativa eleitoral constante no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como toda documentação que comprove ausência ou impossibilidade de voto.

O não comparecimento injustificado no dia da eleição é irregularidade punível com multa. Vale lembrar que a comprovação da quitação com as obrigações eleitorais é necessária para, por exemplo, tomar posse em cargo público, fazer matrículas em instituições de ensino superior e, no caso de servidor público, receber o salário. Além disso, após três ocorrências consecutivas, a ausência do eleitor às urnas acarreta o cancelamento de seu título eleitoral.

Para o segundo turno, o prazo vai até 26 de dezembro, 60 dias após o pleito. O eleitor que deixou de votar no primeiro e no segundo turnos deverá apresentar a justificativa para cada turno separadamente.

Fonte/Autor: Luz Brito DRT/BA 3.913

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=15687