BobCharles.com.br

Política

Paulo Afonso - Bahia - 13/06/2018

Relação desgastada com o executivo teria levado vereadores da base a se unirem com a oposição

Foto: Reprodução

Se nenhuma surpresa ocorrer a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso será liderada pela oposição. O resultado só será conhecido na última sessão do ano do Legislativo. Se nenhuma surpresa ocorrer, o Grupo dos 9 (sem Leda Chaves, que mantém carreira solo), levará o pleito. Porém, o que levou três de governistas a abandonar o barco e colocar em risco o emprego de vários de seus cargos no Executivo?

Primeiro foi o ex-líder do governo. Jean Roubert(PTB). Depois, Zé Carlos do BTN e nesta quarta-feira, foi a vez vereador José Gomes de Araújo, o Zezinho do INPS chutar o balde migrando para a oposição. O vereador Zezinho não foi localizado para explicar a decisão.

Nesta quarta-feira, 13, o site conversou com vereadores, assessores e lideranças tanto do Grupo dos 9 quanto do governo para entender o que desencadeou a crise. Com a promessa de manter os nomes em sigilo, várias fontes revelaram uma relação desgastada com o executivo e apontam vilões de ambos os lados.

De modo geral, os governistas indicam o vereador Jean Roubert (PTB) como o principal responsável pela dissidência dos dois parlamentares, já que desde o início do atual mandato o petebista exerce uma atitude combativa em relação governo Luiz de Deus. Há quem afirme que ele sempre atuou como oposição, enquanto outros culpam a inércia do governo em relação ao vereador.

E se os governistas apontam Jean como o principal causador da revoada, os dissidentes também possuem o seu vilão: o conselheiro mor do chefe do executivo, o advogado Aderval Tenório.

“Se o governo tivesse “podado” o Jean lá no início do ano, quando ele começou a realizar críticas mais duras em relação ao governo, hoje não correríamos o risco de perder a Mesa”, afirmou um governista. faltou um bom interlocutor, sentencia.

Outros governistas apontam interesses pessoais dos vereadores dissidentes e o desgosto com o governo Luiz de Deus.

Pelo lado dos dissidentes, a principal queixa repassada ao site é a falta de atenção para as demandas dos vereadores, que raramente são atendidas. O reclame geral é de uma falta de valorização do Executivo em relação ao trabalho dos parlamentares.

Abaixo, confira quem é quem na Casa Legislativa pauloafonsina.

 

Grupo dos 9

Jean Roubert (PTB)

Zé Carlos do BTN (PRB)

Zezinho do INPS (PTN)

Moreirão (PSC)

Pedro Macário Neto (PP)

Cícero Bezerra (PP)

Edilson Medeiros (MDB)

Bero do jardim Aeroporto (PP)

Mário Galinho (SD)

Independente

Leda Chaves (PDT)

 Base fiel ao governo Luiz de Deus

Alexandre Fabiano (Leco) - PHS

Marcondes Francisco dos Santos (PSD)

Bero do jardim Bahia (PT)

Marconi Daniel Alencar (PHS)

Zé de Abel (PTN)

 

 

 

 

Fonte/Autor: Luiz Brito DRT/BA 3.913

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=14915