BobCharles.com.br

Geral

Paulo Afonso - Bhia - 31/01/2018

Hemoba lança campanha para reforçar os estoques no Carnaval

Foto: Ilustração

Com o slogan "Pro Carnaval ser só alegria, só com muita solidariedade", a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), lança na web e rádios de toda a Bahia, sua campanha para a maior festa popular do Brasil, o Carnaval. O objetivo é reforçar o estoque de bolsas de sangue e garantir o atendimento tranquilo e seguro das possíveis demandas emergenciais durante o período da folia.

A expectativa da Hemoba é incentivar o maior número possível de pessoas para exercerem a cidadania – doando sangue – antes do Carnaval começar. Durante todo o mês de fevereiro, a Fundação deseja despertar o interesse da população pela doação de sangue, realizando campanhas de coletas externas, agendando grupos para doação, fazendo interação nas redes sociais e desenvolvendo ações de entretenimento dentro do hemocentro coordenador. A meta é trazer os doadores para abastecer o estoque e garantir um Carnaval seguro.

A diretora de hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana, reitera que pode existir um aumento da demanda de sangue durante as festas populares. Por esta razão, a Fundação reforça a mobilização na capital e no interior. "A Hemoba atende a todo o estado da Bahia. Com isso, nossa necessidade é grande. Porém, neste período, experimentamos uma redução nas doações porque as pessoas viajam, estão de férias. Dessa forma, intensificamos as ações com a finalidade de sensibilizar as pessoas", afirma.

Programação

Para descentralizar o atendimento e garantir o acesso dos voluntários aos locais de coleta, a Hemoba realiza campanha com as unidades móveis de coleta (Hemóveis) nos principais centros comerciais da capital. Até a próxima sexta-feira (2), os Hemóveis permanecem na entrada principal do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Cada unidade tem capacidade para receber até 120 candidatos por dia e além de doar sangue, o voluntário pode realizar o cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

Neste sábado (3), o hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE, em Salvador, e as unidades da Hemoba em Paulo Afonso e Itaberaba funcionam em horário estendido. O ‘Sabadão Solidário’ dá oportunidade aos interessados, que têm dificuldades de comparecer durante a semana nos pontos de coleta, de fazer a doação de sangue ou o cadastro de medula óssea.

Estoque

Historicamente, os bancos de sangue do país experimentam uma redução acentuada do número de bolsas coletadas no mês de janeiro. Esta redução está associada ao período de férias e festas, época em que as pessoas estão mais voltadas para o lazer.

Desde o início do ano, os estoques da Hemoba estão em níveis críticos. No momento, a Fundação precisa com urgência de doadores de sangue do tipo: A-, B-, O- e O+. O estoque dos grupos A+, B+, AB+ e AB- estão estáveis. Lembrando que a posição do estoque é variável de acordo com os pedidos dos hospitais e unidades de saúde.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Cadastro de medula óssea

Para se cadastrar, o voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos de idade, estar saudável, não tenha tido câncer e apresentar um documento de identificação oficial com foto. Para concluir a etapa, o doador preenche uma ficha com dados pessoais e é coletada uma amostra de 5ml de sangue. O voluntário pode realizar o cadastro em todas as unidades de coleta da Hemoba.

Atenção: Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra febre amarela ficam inaptos por quatro semanas, a contar da data da vacinação.


Fonte/Autor: Assessoria de Comunicação HEMOBA

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=14396