BobCharles.com.br

Política

Paulo Afonso - Bahia - 15/11/2017

Prefeitura instala câmeras de monitoramento em pontos estratégicos de Paulo Afonso ‏

Foto (Divulgação)
Sec. Hermes Benzota de Carvalho Júnior
Sec. Hermes Benzota de Carvalho Júnior

Uma das grandes preocupações e desafios de nosso país é a segurança pública. O combate à violência é uma das prioridades em todos os programas de governo

Na Constituição Federal de 1988 no artigo 144. O texto dispõe que a segurança pública é “dever do Estado” e deve ser exercida pelas Polícias Federal, Rodoviária Federal, civis, militares e Corpos de Bombeiros militares, mas é papel de todos ajudar na prevenção e combate à violência.

Já os municípios têm a competência para desenvolver ações de prevenção à violência, por meio da instalação dos equipamentos públicos, como iluminação e câmeras.

Neste ano, a lei nº 13.022 regulamentou as atribuições das Guardas Municipais na prevenção à violência, proteção dos direitos humanos fundamentais, exercício da cidadania e das liberdades públicas, preservação da vida e patrulhamento preventivo, dentre outros.

Para reforçar a ação em segurança pública, a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso já está instalando câmeras de monitoramento de alta precisão em alguns pontos estratégicos da cidade.  Entre os pontos que passam a ser vistoriados estão a Praça das mangueiras, Avenida Getúlio Vargas, CEAPA, comércio do BTN Ceasa e posto da Polícia Rodoviária Federal.

Seis escolas e também o Parque Belvedere receberam os equipamentos. Esta semana a prefeitura licitou o serviço para mais 20 escolas.

Os equipamentos, ainda estão em fase de teste, mas de acordo com o comandante do COMSETRAN, Cleston Andrade Cavalcante, as câmeras poderão contribuir, e muito, com o trabalho da guarda municipal na cidade.

O comandante destaca que as câmeras possuem um controle de giro e de zoom o que facilita a visualização. “São equipamentos que têm um controle que nos permite uma visão bem ampla. Além disso, poderemos observar a situação do trânsito, porque com o zoom poderemos verificar, se houve infração de trânsito e identificar as placas dos veículos “, disse Cleston Cavalcante.
As imagens serão monitoradas pela Guarda Municipal por meio de uma base. Os agentes responsáveis passaram por treinamento especial, e estarão prontos para acompanhar as demandas e repassa-las para os órgãos competentes, como é o caso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O prefeito em exercício Flávio Henrique Magalhães Lima, pontuou que “Esse será um grande reforço na segurança na região do centro e no BTN”, explicou. “Além disso, poderemos detectar gargalos no trânsito e agir para garantir mais mobilidade. A intenção é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, complementou.

 

 

Fonte/Autor: Por: Luiz Brito DRT\BA 3.913 Com informações da Ascom PMPA

URL: http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=13986